Enquanto você lê essa resenha provavelmente eu esteja viajando ou ainda já em São Paulo, o blog vai estar na Beinal de São Paulo para o ultimo fim de semana assim que eu retornar conto tudo que rolou de mais interesante nesse ultimo final de semana.
Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seu próprios termos... SKOOB
O que dizer desse sucesso absoluto de vendas?
Cinquenta Tons de Cinza, conta a história de Ana Steele, uma moça virgem, inocente e pura que está concluindo a faculdade e, ao fazer um favor à melhor amiga, acaba na mesma sala que o Sr. Grey, um jovem empresário MUITO bem sucedido, lindo, sexy e com gostos peculiares e pervertidos.
Quando eles se encontram, uma espécie de corrente elétrica os envolve (não literalmente tá) e um romance excêntrico, envolvente e erótico tem inicio.
Bem, a pergunta do inicio dessa resenha permanece: o que falar de um livro que a Intrínseca lançou dia 1/8 e que até o dia 15/8 já tinha batido 100 mil cópias e é o livro mais vendido nos EUA e Inglaterra?
A história, como muitos já sabem, era uma fanfiction de Crepúsculo que foi adaptada para se tornar um livro independente. Eu li a fanfiction e é praticamente o livro, só que com o casal Bella e Edward. A história é envolvente, a narrativa é boa de ler e o fato de ser em primeira pessoa aumenta a simpatia que adquirirmos pela personagem.
Ao contrário da Bela, a Anastásia não é uma mulher sem sal, por algum motivo isso foi modificado. Ana não é descrita como uma mulher sem graça e sim como uma mulher normal, bonita e que é naturalmente sexy, desejável e que não imagina o número de fãs. Ela só tem algumas deficiências que a aproximam mais da sua musa inspiradora Bela: Ana é desajeitada, mas esse fato só é realçado no inicio do livro (após isso é citado uma vez ou outra), mas ela não sai tropeçando em tudo que aparece. O que eu posso dizer de Christian Grey: ele está bem longe do Edward, um oposto, ao menos no primeiro livro.
Comparações aparte, Cinquenta Tons de Cinza é o tipo de leitura de deixar qualquer mulher que não pratique sexo bruto vermelha de vergonha e despertar muitas idéias na cama, tanto que a autora licenciou a franquia para a confecção de pijamas, meias, lingeries (que a autora vai aprovar junto a 3 marcas britânicas diferentes de roupa de baixo) baseadas na história.
Algumas críticas sobre o livro: a nossa querida autora esqueceu uma coisa importante na hora de incluir carros no livro, conferir se a informação é válida. O Audi A3, o caro mais seguro da categoria segundo Sr. Grey é na verdade razoável segundo a IIHS( instituto que testa a segurança dos carros em Crash test nos EUA) então dar esse carro a ela por ser seguro foi um furo enorme. Ele deveria ter dado um Volvo, que é considerada a marca mais segura da categoria. Segundo a revista 4 Rodas baseada em arquivos da Susep, o Audi A3 é o carro favorito dos ladrões em alguns estados do país é o sétimo preferido no país sendo o primeiro em sua categoria, por ter peças mais facilmente vendidas por um bom preço no mercado negro e por normalmente vir acompanhado de acessórios legais que vem de fábrica normalmente. Portanto o Sr. Grey nunca daria um carro desses para a Ana. Eu descobri isso no “São Google”, então vale a pena fazer uma pesquisinha, apesar de que eu ainda dou um desconto porque não era para ser o sucesso que é o livro foi escrito para ser uma fanfiction, uma forma pessoal de realização (fanfiqueira falando).
Outra coisa é o fato do
Sr Grey querer saber tudo sobre ela, mas nunca questionar sobre o pai dela,
para saber mais detalhes, nem com a mãe da moça quando ele tem a chance.
Ana não sabe o que
quer, ela quer ser Submissa de Christian Grey, mas ao mesmo tempo é sarcástica
e até mandona (como assim?). Tudo bem, ela quer ele (e qual mulher na mesma
situação não iria querer?), mas ela não se esforça muito para ser a submissa
que está no contrato.
Ah Sim, tem um contrato
que ela tem que assinar com os limites e etc. É um contrato que dá o que falar:
eu li umas 4 ou 5 vezes para entender bem direitinho e ter certeza que eu não
posso ser uma submissa.
Agora, criticazinhas a
parte, o livro é ótimo, é um fenômeno e está dando o que falar e abrindo espaço
para a literatura erótica mostrar que pode dar dinheiro, pois ela perdeu muito
quando a editora Nova Fronteira deixou de publicar os livrinhos de banca que em
sua boa parte eram erotizados. Nosso mercado ficou órfão desse tipo de
literatura de diversão e sexo para aliviar o estresse e agora parece que o
mercado de livraria está abrindo as portas para esse nicho.
Vai virar filme e muito
ator está sendo cotado. O meu voto é para o Matt Bomer (da série White Coller),
porque acho que ele tem uma carinha de Sr. Grey.
E para Anastasia Steele,
eu voto na Mila Kunis (de Amizade Colorida), que é bonitinha e para mim fecha
com a descrição, apesar de ser muito velha para o papel. Penso que as atrizes
que fizeram a Hermione (de Harry Potter) e a Bella (de Crepúsculo) não devem
ser pegas porque já fizeram sucesso em uma franquia e fazer outra é só para
termos sempre as mesmas caras na mídia e, obviamente, para dar margem a mais
comparação. Então eu faço o apelo: gente nova nessa franquia!
Lembro as moças que
andarão por São Paulo no sábado (18/8) que nosso querido Sr. Grey, ou melhor,
um modelo escolhido a dedo pelas mocinhas da editora que leram o livro estará a
caráter, das 16 às 20 horas, no estande da Intrínseca com algemas e gravatas. Essa
blogeira estará lá para conferir se escolheram direitinho e depois eu mostro as
fotos.
Então é isso eu estou
terminando o segundo (baixei o pdf em espanhol) e assim que terminar
compartilho minha opinião sobre nosso querido casal.
Beijos
Susana Weiss
Estou louca pra ler esse livro, só vejo boas recomendações dele! Ótima resenha, parabéns, fiquei ainda mais curiosa!
ResponderExcluirOlá!
Vim aqui para convidá-lo(a) a conhecer o meu livro que lançará agora no fim de Agosto 2012. Peço mil desculpas pelo “spam”, mas é muito difícil divulgar livros, sobretudo aqui no Brasil. Nós, autores nacionais, ainda somos muito desvalorizados, mas continuamos na luta para que esse fato seja revertido!
Sendo assim, gostaria que conhecesse a minha obra chamada “Meu Conselheiro de Luz”. Trata-se de um romance voltado para a literatura juvenil.
Seria de grande ajuda que você adicionasse a obra em seu skoob:
http://www.skoob.com.br/livro/257467
E no facebook:
https://www.facebook.com/MeuConselheiroDeLuz
Desde já agradeço a sua atenção e tenha um ótimo dia!